O fantástico cinema de Guy Maddin
Tive a oportunidade de conhecer hoje a obra fantástica do cineasta canadense Guy Maddin. O filme era o Marcado na Mente (Brand Upon the Brain), produzido em 2006 em preto e branco. Simplesmente fantástico.
Com uma técnica moderna, mas retratando o início do século passado, Guy Maddin em Marcado na Mente faz uma trama muito densa psicologicamente, mostrando uma história surreal, que se passa em uma ilha deserta com um farol, onde existe um orfanato onde as crianças são “cuidadas” por um casal, ela a gerente e ele um excêntrico cientista que retira líquido do pescoço dos internos para injetar e manter a jovialidade de sua esposa.
O filme mistura questões como a relação edipiana entre o jovem Guy (que apesar do mesmo nome do cineasta é o personagem principal) e sua mãe, relações homossexuais entre sua irmã e uma interna, entre outros temas fortes que merecem reflexão.
O filme foi exibido no Centro Cultural Branco do Brasil e talvez esteja disponível em vídeo.
Simplesmente fundamental tentar assisti-lo, principalmente pela técnica empregada, pelo tema desenvolvido e a forma fascinante e absolutamente inédita como Guy Maddin desenvolve a trama.
Simão Zygband. Blog do Zygband.
No comments:
Post a Comment